| 21/08/2002 14h52min
O Comitê de Política Monetária (Compom) do Banco Central (BC) decidiu, nesta quarta-feira, manter a taxa de juros básicos Selic em 18% ao ano, mas adotou viés de baixa – o que significa que a taxa pode ser reduzida a qualquer momento, antes da próxima reunião do comitê, em setembro. Essa é a segunda vez neste ano que o Copom adota o viés de baixa. A primeira, ocorreu na reunião de junho, quando a taxa estava em 18,5% ao ano, mas que acabou não sendo usada ao longo do mês.
Em comunicado oficial, O BC explicou a decisão: "As incertezas da economia aumentaram desde a última reunião, entretanto fatos recentes reforçam a perspectiva de melhoria no cenário, confirmando-se a previsão de inflação para 2003 abaixo da meta''
A decisão atende às expectativas de economistas, que acreditavam que as pressões inflacionárias provocadas pela depreciação do real impediriam um corte da taxa. O uso do viés, no entanto, surpreendeu grande parte do mercado. Desde a última reunião do Copom, em 16 e 17 de julho, quando os juros foram reduzidos de 18,5% para 18% ao ano, o real se depreciou 7,32% em relação ao dólar. Nos últimos três dias, no entanto, o câmbio teve uma leve melhora e o real se valorizou 3,55%. Em julho, a inflação medida pelo IPCA foi de 1,19 por cento, a mais alta taxa em um ano, em parte devido à valorização do dólar frente ao real. O indicador é usado pelo governo como referência do sistema de metas inflacionárias.
Grupo RBS
Dúvidas Frequentes |
Anuncie |
Trabalhe no Grupo RBS
©
2010
clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.